1- Máscaras faciais não são tão úteis:

Tornou-se comum ver pessoas usando estas máscaras pelas ruas e aeroportos ao redor do mundo — a ideia é que ela protegeria o usuário e ajudaria a evitar a transmissão do vírus para outras pessoas —, mas há poucas evidências de que elas funcionem.

Para evitar a transmissão, é mais importante cobrir a boca e o nariz quando tosse ou espirra, com um lenço de papel ou com o braço, colocar o papel usado diretamente em lixeiras fechadas, lavar as mãos frequentemente com sabão ou desinfetante e manter uma distância de pelo menos um metro de pessoas que tossem e espirram.


2- Você não pega o vírus de animais de estimação: 

Não há evidências de que seu cão ou gato possa estar infectado com o novo coronavírus. Mas isso não significa que você não deve lavar as mãos regularmente com água e sabão depois de tocá-los.

Mesmo que você esteja preocupado com a possibilidade de o surto do novo coronavírus ter se originado em um mercado de animais vivos em Wuhan, na China, é importante saber que a fonte provavelmente foi uma espécie selvagem.

O vírus poderia passar despercebido entre animais antes de infectar seres humanos, que é como muitas epidemias deste tipo começam, como por exemplo, as de gripe aviária, ebola e Sars. Mas isso não significa que animais em geral são perigosos ou espalhadores.

3- O novo vírus é considerado ainda com uma baixa taxa de mortalidade:

Embora qualquer pessoa de qualquer idade possa ser infectada e o número de casos esteja aumentando todos os dias, o vírus é considerado ainda com uma taxa de mortalidade baixa, isso levando em consideraçao a imensa massa de pessoas que foram e ainda serão infectadas pelo Covid-19.

Os idosos e aqueles com outras condições de saúde e comorbidades, como asma, doenças cardíacas, câncer e diabetes, são os mais vulneráveis ??ao novo vírus.

A maioria das pessoas apresenta sintomas leves, como tosse e febre, e se recupera. 

A transmissão do vírus se dá por gotas microscópicas expelidas por meio da tosse, sendo esta a maneira mais provável de propagação do novo vírus.

4- Não há cura:

Não existem medicamentos ou vacinas específicos para o novo vírus até o momento, e os antibióticos também não funcionam, porque eles combatem bactérias. Existem opções de tratamento, mas a maioria das pessoas melhora por conta própria.

Os cientistas estão trabalhando para desenvolver uma vacina, mas ela terá que ser testada primeiro, e pode levar algum tempo até que esteja pronta.

5- Quanto tempo deve demorar até a gente ter uma vacina?

Cientistas do mundo todo correm contra o tempo para produzir um imunizante capaz de frear a rápida expansão da Covid-19 pelo mundo.

Acredita-se que, infelizmente, não teremos uma vacina pronta para ser utilizada em menos de 18 meses, pois falamos de um vírus completamente novo, que pulou para a espécie humana há pouco tempo.