O exame Doppler Arterial e Venoso consiste no estudo do sistema vascular, das artérias carotídeas e vertebrais, artérias e veias dos membros inferiores e artérias renais.

A ultrassonografia é uma modalidade de exame de imagem sem a utilização da radiação, constituindo um exame inócuo para os pacientes e praticamente sem contraindicações. O procedimento é realizado através de um transdutor que transmite ondas sonoras até a área a ser examinada. Esta área 'reflete' as ondas, transformando os sinais em imagens bidimensionais.

O Doppler é um importante recurso da ultrassonografia que se destina principalmente ao estudo da circulação sanguínea nos principais vasos sanguíneos e nos diversos órgãos do corpo humano.

Por ser um método dinâmico que fornece imagens em tempo real, é possível realizar estes procedimentos minimamente invasivos com precisão e segurança, evitando que órgãos vizinhos ao alvo sejam lesados. 

O Doppler Arterial e Venoso é um exame não invasivo, permite a avaliação dos distúrbios circulatórios nos membros superiores e inferiores e tem um tempo médio entre 20 a 40 minutos. Este exame não necessita de qualquer preparação, indicação prévia e não traz complicações ou outros efeitos secundários.

Este tipo de exame tem como objetivo detetar placas de gordura nos vasos sanguíneos, obstruções congénitas e aneurismas. Permite a apreciação da estrutura do vaso (dimensão e existência de lesões) e a avaliação do fluxo do sangue, nomeadamente direção e velocidade.

A análise da circulação sanguínea traz importantes informações sobre o funcionamento dos órgãos, permitindo o diagnóstico atempado de diversas doenças de ordem vascular.

O exame Doppler Arterial e Venoso é um exame utilizado no diagnóstico das seguintes situações:
  • Varizes
  • Tromboses venosas
  • Aneurismas
  • Doença arterial obstrutiva periférica (membros inferiores)
  • Doença carotídea (estudo de AVC)
  • Por ser um exame indolor e rápido, após o exame pode ser prosseguida a atividade diária normal.